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O ensino de trigonometria : uma investigação com estudantes do curso de pós-gra...

Autor(es): Oliveira, Hamilton da Silva cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3769

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; MATEMÁTICA; TRIGONOMETRIA; ENSINO; EDUCATION; MATHS; TRIGONOMETRY; TEACHING; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Descrição
Esse trabalho apresenta os resultados de uma investigação que foi desenvolvida em conjunto com os alunos de duas turmas da pós-graduação no Ensino da Matemática. O objetivo principal desse estudo é analisar como foi constituída a abordagem dos conceitos da Trigonometria no Ensino Médio nas escolas brasileiras durante as últimas décadas. A devida verificação foi fundamentada por um estudo bibliográfico pertinente às concepções da catequização da Matemática e a ascendência do conceito e do ensino da Trigonometria. A angariação dos subsídios ocorreu através de um estudo de campo por meio de um questionário que, por sua vez, é focado na caracterização das percepções do âmbito escolar e da instituição de ensino superior, sobressaindo primordialmente à abordagem dos conceitos da Trigonometria no processo de formação escolar do estudante. O embasamento metodológico que conjecturou nossa pesquisa contempla primordialmente a análise dos dados para consolidar a informação que indique como foi efetivada a abordagem dos assuntos da Trigonometria no Ensino Médio nas escolas do Brasil. Na conclusão desta pesquisa, assinalamos que o ensino da Trigonometria se esbarra em uma problemática que causa, entre outros aspectos, o desestímulo dos estudantes em aprender os conteúdos dessa disciplina. Orientação : Ivontonio Gomes de Viana ; Co-orientação : José Bernardino Duarte
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Viana, Ivontonio Gomes de, orient.
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