Author(s):
Alves, Fernanda de Carvalho Ribeiro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/3765
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PARALISIA CEREBRAL; BRASIL; EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; BRAIN PARALYSIS; BRAZIL; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Description
Ações em torno da efetivação da política de Educação Inclusiva no contexto brasileiro tem
sido uma realidade constatada no âmbito da legislação, prevendo ações de qualidade que
favoreçam o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Dentre
essas ações, destaca-se a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF),
visando à garantia do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nessa perspectiva, a
presente pesquisa se propõe a descrever o AEE a um aluno com paralisia cerebral em uma
escola municipal do Nordeste brasileiro e, também, seus desdobramentos em termos de
articulação e atendimento às prerrogativas legais, utilizando-se o método estudo de caso.
Participaram do estudo a diretora, a coordenadora pedagógica, as professoras da SRMF e da sala de aula regular, o aluno com paralisia cerebral e a mãe do aluno. Os dados
construídos com base em observações e entrevistas, entre outros instrumentos, apontaram,
nas análises, para a necessidade de articulação e definição de papéis entre as professoras
da Sala de Recursos Multifuncionais e da sala de aula regular, de modo a atender às
diretrizes do AEE bem como às ações voltadas para formação continuada e à parceria com
a família, com vistas ao fortalecimento do AEE na escola regular. Actions around the effectuation of the policy of Inclusive Education in the Brazilian context has been a reality found in legislation by providing quality actions that promote access and retention of students with disabilities in regular schools. Among these actions, there is the
implementation of the Resource Rooms Multifunction (RRM) in order to assurance the
Specialized Educational Assistance (SEA). In this perspective, this research proposes to describe the SEA to a student with cerebral palsy in a municipal school in Northeast Brazil and also its consequences in terms of articulation and compliance with legal prerogatives, using the case study method. Participated in this study the director, the educational
coordinator, the teachers of RRM and the regular classroom, the student with cerebral palsy
and the mother of the student. The data constructed based on observations and interviews,
and other instruments, indicated in the analyzes, the need for articulation and definition of
roles between the teachers of Resources Room Multifunction and regular classroom in order
to meet the guidelines of ESA as well as to actions for continuing education and partnership with families, with a view to strengthening the ESA in regular school. Orientação : Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de, orient.