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Estudo preliminar sobre condutas agressivas em crianças de uma escola Municipal...

Author(s): Oliveira, Danielle Franco de cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/3763

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; AGRESSIVIDADE; ESCOLAS; ALUNOS; ESTUDOS DE CASO; BRASIL; EDUCATION; AGGRESSIVENESS; SCHOOLS; CASE STUDIES; BRAZIL


Description
Este estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar e responder às questões: o que leva as crianças a apresentarem condutas agressivas? Qual a práxis de pais e professores diante de tais condutas agressivas? Dadas as múltiplas interpretações sobre o tema agressividade, pode se considerar que o componente agressivo está presente em todas as pessoas como mecanismo de auto-preservação e está ligada à personalidade que se constitui segundo Weil (1988) pela inteligência, temperamento e caráter. Por outro lado, as relações sociais controlam as condutas e os sentimentos das pessoas. Considerando o comportamento agressivo em crianças de 6 a 10 anos, pode-se perceber que a família e a escola contribuem para a aprendizagem social e é nesses ambientes que se estabelecem as mais variadas experiências. A participação dos pais e dos professores mostrou que a agressividade e a violência são comportamentos presentes nas relações entre os escolares, devido à ausência de regras claras, de diálogo e de afeto, fatores importantes para convivência. Observou-se também a dificuldade dos pais e professores em lidar com situações de conflitos, o que demonstra pouca compreensão sobre o assunto e de como orientar a criança com conduta agressiva. Assim como se verificou a falta de diálogo entre a família e a escola, ambientes tão significativos na educação da criança. Orientação : Egídio José Romanelli ; Co-orientação : Óscar Conceição de Sousa
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Romanelli, Egídio José, orient.
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