Autor(es):
Rodrigues, Antonio de Lellis Ramos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3762
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; BRASIL; EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION
Descrição
Tratamos do direito à inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Escola Deputado Raimundo Ribeiro de Souza, no município de Jacundá – Pará partindo da
premissa de que todas as crianças podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária
no sentido de garantir seu acesso e permanência na escola. Enfatiza-se que a temática é
relevante e traz contributos, tanto no aspecto científico, quanto no social e cultural, pois
permite que se tenha oportunidade de, além de adquirir-se autonomia científica de
investigador, poder gerenciar o processo de formação e enriquecimento pessoal e cultural dos portadores de necessidades especiais. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa
apoiada na pesquisa bibliográfica e de campo através dos instrumentos questionário,
entrevistas e observação direta que nos possibilitou perceber que já existe na escola um
esforço no sentido da inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, no entanto,
ainda há muito a ser feito para se chegar ao ideal proposto pelas leis da educação brasileira. We treat the right to inclusion of pupils with Special Educational Needs School Mr
Raimundo Ribeiro de Souza, the city of Jacundá – Pará on the premise that all children can
learn and be part of school life and community to ensure their access and stay in school. It is
emphasized that the topic is relevant and brings contributions, both in the scientific aspect, as
the social and cultural, because it lets you have the opportunity, in addition to acquiring up
autonomy of scientific research, can manage the process of training and personal enrichment
and cultural development of people with special needs. To do so, it uses a qualitative
approach supported by the literature search and field instruments through questionnaire,
interviews and direct observation that allowed us to realize that there is already an effort in
school for the inclusion of students with special needs, however, much remains to be done to
get to the ideal proposed by the laws of Brazilian education. Orientação : Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.