Document details

A funcionalidade da Avaliação em Matemática no Ensino Médio

Author(s): Celestino, Albaneide Silva cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/3751

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION


Description
A avaliação configura-se como um processo natural em que um profissional da educação construa uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem destes. Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada. A avaliação não consiste no momento da realização das provas e testes, mas é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do aluno para aquisição dos objetivos previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados, resultado da pesquisa realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de que a avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e alunos dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. O fundamental é compreender que o processo avaliativo não consiste somente em fazer provas e atribuir nota. Avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, a fim de corrigir erros e construir novos conhecimentos. Orientação : Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU