Autor(es):
Moita, Hélder Miguel Silva Pereira Rodrigues e
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3591
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): DESPORTO; APRENDIZAGEM; COMPETÊNCIAS; EDUCAÇÃO FÍSICA; SPORT; LEARNING; SKILLS; PHYSICAL EDUCATION
Descrição
Os Professores assumem um papel determinante nas aprendizagens dos alunos, que está fortemente ligada ao sentimento de competência que os mesmos têm.
O objectivo deste estudo é investigar se o sentimento de competência dos Professores de Educação Física se relaciona ou não com: a aprendizagem cooperativa, as relações entre o professor e o aluno, a negociação e o ensino cooperativo.
A amostra foi constituída por cento e quinze Professores de Educação Física do
ensino regular (N=46 Género Feminino e N=69 Género Masculino), dos quais setenta
e oito leccionam o 2º e 3ºciclo e trinta e sete o ensino Secundário.
Quanto aos instrumentos de recolha de informação foram utilizados dois inquéritos
por questionário denominados por: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE
A APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA (A.S.A. – E.P.A., Leitão, 2012) e a
ESCALA DE AUTO-ESTIMA PROFISSIONAL (E.A.P., Leitão, 2012).
Neste estudo é possível verificar que os Docentes de Educação Física sentem-se mais
competentes e capazes quando percepcionam na sala de aula um ambiente mais
cooperativo.
A relação professor-aluno é significativa visto que o Professor sente-se mais capaz e
competente quando tem uma melhor ligação com os alunos, tal como nos refere Jesus
(1996) que considera que um Docente motivado e realizado tende a ter alunos
também motivados e activos.
No que se refere à Negociação, esta não é sentida pelos Docentes como um factor que
influencie o seu sentimento e a capacidade de competência.
Por último, no que diz respeito ao ensino cooperativo, os professores sentem-se mais
competentes e capazes quando partilham com os colegas várias estratégias de ensino
ou feedbacks, mostrando ser importante, na aquisição de competências e capacidade,
a ligação com outros profissionais de ensino. Teachers play a key role in student learning, which is strongly linked to feelings of
competence that they have.
The aim of this study is to investigate whether the sense of competence of Physical Education Teachers is related or not: cooperative learning, the relationship between teacher and student, negotiation and cooperative education.
The sample consisted of one hundred and fifteen Physical Education Teachers of
regular education (N = 46 Gender Male and Female Gender N = 69), of which
seventy-eight teach 2nd and 3rd cycle and thirty-seven Secondary education.
As for the instruments of data collection were used two questionnaires called for:
PERCEPTIONS OF TEACHERS ON LEARNING IN THE CLASSROOM (ASA -
EPA, Leitão, 2012) and SELF-ESTEEM SCALE PROFESSIONAL (EAP Leitão,
2012) .
In this study we can see that the Physical Education Teachers feel more competent
and capable when they perceive the classroom a more cooperative environment.
The teacher-student relationship is significant because the teacher feels more capable and competent when they have a better connection with students, such as in regards
Jesus (1996) that considers a Lecturer motivated and accomplished students also tend
to be motivated and active.
With regard to trading, this is not felt by teachers as a factor that influences their
sense of competence and ability.
Finally, with regard to cooperative learning, teachers feel more competent and
capable when sharing with colleagues several teaching strategies or feedbacks, proving to be important in the acquisition of skills and ability to link with other teaching professionals . Orientação : Francisco Alberto Ramos Leitão
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.