Autor(es):
Marques, Filomena Henriques dos
; Marques, Paulo Henriques dos
; Neves, Miguel Corticeiro
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3572
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS; ESCOLAS; GESTÃO DE EMERGÊNCIAS; FIRE SAFETY; PROTECTION MEASURES; SCHOOLS
Descrição
Desde janeiro de 2009 que passou a ser obrigatório a implementação das Medidas de Autoproteção (MA) em edifícios e recintos, conforme o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (RT-SCIE).
Pretendemos com este trabalho apresentar um estudo descritivo, para o quinquénio de 2008 a 2012, sobre a implementação das MA num complexo escolar ocupado por cerca de 300 funcionários e 2000 alunos/crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. É importante salientar que o complexo está classificado na 4.ª categoria de risco de incêndio e é constituído por vários edifícios, na sua maioria catalogados na Utilização-Tipo IV (de acordo com o Decreto-Lei 220/2008).
As MA foram materializadas em várias etapas:
1. Diagnóstico das condições de segurança;
2. Registos de Segurança;
3. Plano de Segurança Interno (PSI);
4. Ações de sensibilização em SCIE para todos os ocupantes;
5. Ações de formação específica em SCIE para a Equipa de Segurança;
6. Realização de Simulacros de Evacuação com periodicidade anual.
Com base no trabalho anteriormente desenvolvido e com o que se encontra presentemente em curso, foram estabelecidos os seguintes objetivos:
• Caraterizar e analisar as MA implementadas no Complexo Escolar;
• Avaliar o contributo das ações de formação em SCIE para a adoção dos procedimentos de prevenção e de emergência, por parte dos elementos da Equipa de Segurança;
• Avaliar a eficácia dos Simulacros na preparação para a emergência;
• Identificar dificuldades e propor oportunidades de melhoria que facilitem a evacuação de emergência.
Em termos de metodologia, optámos pela Observação Direta Não Participante, mediante a utilização de Listas de Verificação preenchidas durante a realização dos Simulacros, que constituem uma ferramenta essencial de monitorização da eficácia do PSI.
Apesar da dimensão, da complexidade e destas instalações escolares serem muito anteriores ao RT-SCIE, as conclusões preliminares apontam para uma bem sucedida implementação das MA. Marques, F.H., Marques, P.H., Neves, M.C., 2013. “Implementation of Fire Self-Protection Measures in a Large School Complex”. International Symposium on Occupational Safety and Hygiene - SHO’2013, Guimarães, Portugal, 14-15 fev 2013, pp.223–224