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Processo de Bolonha e mudanças na educação superior : um estudo no Ensino Super...

Autor(es): Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3324

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; PROCESSO DE BOLONHA; ENSINO SUPERIOR; ENSINO POLITÉCNICO


Descrição
A subscrição da Declaração de Bolonha por Portugal foi o primeiro passo num vórtice de mudanças no ensino superior, postulando a ruptura com todo um conjunto de pressupostos. Estas alterações interferem não só com interesses e valores do sistema educativo, mas com toda a sociedade. O estudo realizado teve como objectivo verificar o impacto das mudanças geradas pelo Processo de Bolonha no processo de ensino-aprendizagem numa instituição de ensino superior politécnico. No sentido de operacionalizar este objectivo, realizou-se um estudo de caso, utilizando uma metodologia de triangulação – temporal, metodológica e de dados. O estudo foi realizado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e decorreu em duas fases: 1ª fase, recolha de dados, em dois anos consecutivos, no mesmo grupo de estudantes e docentes da Licenciatura em Assessoria e Tradução; 2ª fase, alargamento do estudo a mais duas das licenciaturas leccionadas no ISCAP. Participaram neste estudo 206 estudantes e 92 docentes. Os resultados do estudo de caso realizado evidenciam, entre outras, a importância do papel do docente no processo de mudança e a necessidade de reformas curriculares serem devidamente sustentadas por condições materiais e devidamente sustentáveis, através do envolvimento e motivação dos docentes e estudantes. Orientadora : Cristina Maria Ferreira Pinto da Silva ; Co-Orientadora: Alcina Manuela de Oliveira Martins
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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