Author(s):
Martins, Sílvia Adosinda d’Assunção
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/3265
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; SURDEZ
Description
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua natural dos surdos
portugueses e a Língua Portuguesa passa a ser a segunda língua,
essencialmente na sua versão escrita, uma vez que muitos destes alunos não têm nenhuma proficiência na língua oral da comunidade
que os envolve. Devido ao facto de não possuírem acesso tão rápido às
informações como os ouvintes, este grupo necessita de um meio escrito
ou gestual - visual para receber qualquer tipo de informação. Esta
população encontra-se privada não só da audição como da comunicação com a maioria dos ouvintes, visto estes não terem, regra geral, qualquer conhecimento de Língua Gestual. Constata-se que há,
indubitavelmente, uma barreira comunicativa entre estes dois grupos,
na medida em que os ouvintes interagem com os ouvintes e os surdos com os surdos. Com o estudo apresentado, pretende-se desenvolver um
projeto, cujo objetivo será promover a comunicação e interação social
entre jovens surdos e jovens ouvintes. Assim sendo, o estudo baseou-se
em dados recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica, que
posteriormente foi tratada através do método dedutivo-indutivo.
Procedeu-se ainda a uma entrevista a professores de uma turma de alunos surdos e alunos ouvintes e, posteriormente, à análise de
conteúdo das entrevistas realizadas bem como à interpretação dos
resultados. Orientador : Luís Manuel Sousa