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Estratégias de socialização do Professor do 1º Ciclo para alunos com perturbaçõ...

Autor(es): Santos, Vera Alexandra Lopes dos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2819

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; HIPERATIVIDADE INFANTIL; DÉFICE DE ATENÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; CHILD HYPERACTIVITY; EDUCATION; ATTENTION DEFICIT; SPECIAL EDUCATION


Descrição
Este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelos docentes do 1º Ciclo do ensino básico com os alunos com PHDA, no intuito de melhorar a capacidade de socialização destes alunos junto dos seus pares, professores e outros intervenientes no seu processo educativo. Através da revisão da literatura, procurou-se compreender a PHDA, em alguns dos seus domínios, nomeadamente, a etiologia do transtorno, os primeiros sinais e sintomas. Recolheu-se informação relativo à inclusão, ao papel da escola, do agente educativo e do professor no processo de socialização. Para a realização do estudo foi selecionada uma metodologia, qualitativa, onde foram efetuadas observações estruturadas, em contexto sala de aula, e entrevistas a cinco professores, dois deles a professores de educação especial. A partir destes instrumentos recolheram-se informações relativo à realidade escolar dos alunos com PHDA e dos seus professores. As conclusões obtidas resultaram da apreciação de grelhas de análise de conteúdo das entrevistas e observações realizadas. A partir da informação recolhida reuniu-se um conjunto de estratégias que podem ser utilizadas para intervir junto dos alunos com PHDA, de forma a ajudá-los a viver num meio escolar socialmente bem, assim como outras informações relativo aos objetivos específicos do estudo. Orientadora : Ana Saldanha
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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