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Uma escola para todos : acolher a criança com perturbações do espectro do autis...

Autor(es): Alves, Joaquim Jorge Macedo cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2818

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; INCLUSÃO ESCOLAR; AUTISMO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCATION; SCHOOL INCLUSION; AUTISM; SPECIAL EDUCATION


Descrição
Na reforma do sistema educativo, as mudanças em educação especial vão no sentido de uma progressiva integração da criança com NEE na classe do ensino regular. As Perturbações do Espectro do Autismo são uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afecta a capacidade de comunicação e da interacção, associadas a dificuldades em utilizar a imaginação, em aceitar alterações de rotinas e à exibição de comportamentos estereotipados e restritos do indivíduo. O tratamento adequado pode fazer a diferença entre uma vida de dependência ou de relativa funcionalidade. No Decreto-Lei Português 3/2008, surgem as unidades de Ensino Estruturado para a educação de alunos com PEA para dar uma resposta a esta comunidade educativa. As unidades de Ensino Estruturado para a educação de alunos com PEA consistem na utilização de um método de ensino “estruturado” com base num modelo pedagógico, o modelo “TEACCH”. A filosofia deste modelo tem como objectivo principal ajudar a criança com PEA a crescer e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida. Assim, o Ensino Estruturado traduz-se num conjunto de princípios e estratégias que, com base na estruturação externa do espaço, tempo, materiais e actividades, promove uma organização interna que permite facilitar os processos de aprendizagem e de autonomia das pessoas com PEA, diminuindo a ocorrência de problemas de comportamento, bem como constituir um instrumento de resposta inclusiva a estes alunos. Orientador : Horácio Pires Gonçalves Ferreira Saraiva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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