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Hiperactividade : que resposta educativa?

Autor(es): Aleixo, Sandra Cristina Ferreira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2740

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; HIPERATIVIDADE; DÉFICE DE ATENÇÃO; EDUCATION; HYPERACTIVITY; ATTENTION DEFICIT


Descrição
A presente dissertação de mestrado procura estudar a problemática do Distúrbio da Hiperactividade e de Défice de Atenção (D.H.D.A.). É minha intenção ouvir a voz, na primeira pessoa, de docentes que contactam com crianças com esta patologia, olhá-los de uma forma singular e tentar saber como constroem as suas aprendizagens. Esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira parte está relacionada com a pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo e, a segunda parte está relacionada com o estudo de campo realizado. Este estudo está organizado por capítulos, o primeiro relata os conceitos que estão associados com o D.H.D.A., como também a observação dos critérios de avaliação e diagnóstico e as formas de intervenção desta problemática. No segundo capítulo está presente uma abordagem teórica aos processos da escola inclusiva de forma a fazer a ligação entre os problemas de comportamento associados à hiperactividade e os problemas de aprendizagem. Seguidamente apresento a análise das possíveis respostas educativas a adoptar pelos professores ao nível curricular. O quinto capítulo representa a pesquisa empírica realizada através de inquéritos por questionário a docentes de três estabelecimentos de ensino. Por fim, apresento a análise dos dados recolhidos assim como algumas conclusões. Orientador : Luís de Sousa
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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