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A escola de hoje e a formação inicial de professores de português

Autor(es): Moreira, Maria José Madeira de Brito cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2737

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO CONTÍNUA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; EDUCATION; TEACHERS EDUCATION; PROFESSIONAL DEVELOPMENT; CONTINUING EDUCATION


Descrição
Ao longo dos últimos anos, as exigências com que o professor se tem deparado no exercício da sua profissão têm sido cada vez maiores. Os contextos educacionais são extremamente complexos e muito diferentes uns dos outros. O professor tem que desenvolver competências que lhe permitam responder de forma autónoma e criativa a tudo o que lhe é exigido. A formação inicial é um momento fulcral para o desenvolvimento dessas competências, mas não o único. É o início de um processo de preparação e desenvolvimento que deve ser continuado ao longo da vida profissional. A formação inicial de professores de Português promovida pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa passou, nos últimos vinte e sete anos, por três modelos que se diferenciam, sobretudo, na importância atribuída à prática pedagógica. Este facto tem tido repercussões nas dificuldades reveladas pelos jovens professores no momento em que iniciam a sua carreira. Esta dissertação foi os resultados de uma investigação de natureza descritiva que teve como objetivo investigar a relação que existe entre esses três modelos de formação inicial e as necessidades concretas dos professores em início de carreira, com base nos quais se fazem recomendações de formação contínua para colmatar as lacunas verificadas ao testemunho dos sujeitos de investigação. Oriendadora : Ana Paula Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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