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Saberes e Construção de Identidades Profissionais Docentes no Ensino Secundário...

Autor(es): Silva, Fernando Manuel Ferreira Rodrigues cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2732

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; GLOBALIZAÇÃO; IDENTIDADE PROFISSIONAL; ENSINO SECUNDÁRIO; EDUCATION; GLOBALIZATION; PROFESSIONAL IDENTITY; HIGH SCHOOL


Descrição
Neste estudo procurou-se conhecer as configurações atuais da identidade docente de professores do grupo 430 – Economia e Contabilidade - do Ensino Secundário e perspetivar possíveis novas configurações dessas identidades em contexto de globalização da educação, focalizando o lugar dos saberes e considerando a possibilidade de existência de mal-estar em relação às atuais políticas educativas. Teoricamente, tiveram-se em conta diversas perspetivas de que se destacam as de Tardif, Giddens, Castells, Dubar, Lopes e Esteve, considerando-se cinco dimensões de análise: globalização educacional, saberes profissionais, construção de identidades profissionais, mal-estar docente e ensino secundário. Metodologicamente, com vista ao cumprimento do primeiro objetivo, optou-se por um estudo em extensão, operacionalizado por um questionário; com vista ao cumprimento do segundo objetivo realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a pessoas chave do campo profissional e educacional. A análise de dados permite constatar que as configurações identitárias dos professores inquiridos variam sobretudo em função do sexo, da formação de base, do tempo de serviço (idade) e do tipo de inserção profissional. A análise das entrevistas possibilitou perspetivar que a formação pessoal dos docentes é uma questão chave para o ensino e para o sistema educativo, assim como identificar vias para a construção de novas configurações identitárias. Orientadora : Maria Amélia da Costa Lopes
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
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