Author(s):
Silveira, Rita Isabel Taniças
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/2709
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; COOPERATIVE LEARNING; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Description
O presente projecto enquadra-se no 2.º ano do 2.º Ciclo do Mestrado em
Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Para este 2.º ano, foi-nos proposta uma
aliciante e desafiadora tarefa: mudar uma situação que nos preocupasse no decorrer da
nossa prática profissional.
Após reflectir um pouco sobre a minha situação profissional, Professora de
Educação Especial, numa Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência e sobre a
situação escolar das alunas com quem trabalho. Foi fácil chegar à conclusão sobre qual
a situação em que pretendia intervir. Uma das minhas alunas da Unidade, tinha pouco
contacto com a sua turma de referência, pois numa semana ia 4 tempos de 45 minutos a
sua turma, o restante tempo estava na Unidade a desenvolver actividades. Nos períodos
em que a aluna ia à turma, desenvolvia trabalho que levava estipulado da Unidade, pois
a Professora da turma assim o exigiu. Esta situação angustiava-me, pois sentia que a
aluna estava a “perder” por não estar mais tempo em contacto com a sua turma de
referência.
Desta forma, procedi à recolha de dados, adoptando técnicas qualitativas, como
a pesquisa documental, sociometria, entrevista e observação naturalista, que me
permitiram caracterizar a situação de partida. Assim, deparei-me com uma turma que,
segundo a professora tinha como principais problemas: ser bastante heterogénea,
constituída por alunos com diferentes ritmos de aprendizagem, ter quatro alunos de
etnia cigana, com um nível médio dos 14 anos e com um elevado absentismo e outros
quatro alunos que necessitam de um apoio individualizado por parte da professora,
sendo que uma destas alunas apresentava microcefalia e frequentava a Unidade
Especializada de Apoio à Multideficiência.
Esta intervenção teve como resultados: a elaboração de um trabalho de
cooperação da professora de educação especial com a professora de ensino regular e das
actividades extra-curriculares; a participação da aluna considerada NEE, nas actividades
do grupo/turma, promovendo um ambiente de apoio e interajuda, no qual todos
cooperavam para atingir objectivos de grupo; o aumento do tempo de permanência na
aula na escola do regular e a colaboração escola e família. Orientadora: Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca