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Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva

Autor(es): Gardou, Charles cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2341

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; INCLUSÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCATION; SOCIAL INCLUSION; SPECIAL EDUCATION


Descrição
O que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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