Author(s):
Martins, Ana Cristina da Costa de Sousa
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/2332
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): DESPORTO; EDUCAÇÃO FÍSICA; TEMPOS LIVRES; CRIANÇAS; ATIVIDADE FÍSICA; ENSINO BÁSICO; SPORTS; PHYSICAL EDUCATION; LEISURE; CHILDREN; PHYSICAL ACTIVITY; SECONDARY EDUCATION
Description
RESUMO: O presente estudo tem como objectivo analisar os resultados a nível do
cumprimento das Metas de Aprendizagem do subdomínio da Ginástica (MAG), definidas
para a disciplina de Expressão e Educação Físico Motora (EEFM), entre alunos que
participaram num programa escolar complementar de Actividade Física e Desportiva
(AFD) e alunos que não participaram.
Fizeram parte da amostra 236 crianças do 4º ano de escolaridade de cinco
escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Concelhos de Lisboa e Oeiras, com idades
compreendidas entre os 9 e os 12 anos de idade. Do total da amostra, 120 são raparigas
(50,8%) e 116 são rapazes (49,2%), tendo alunos
Para aferição e caracterização da amostra foi utilizado um Questionário de
Atitudes Face à Actividade Física (AF) na Escola, de estrutura mista e na determinação
do cumprimento das MAG do 1º CEB foi utilizada uma grelha com as habilidades
gímnicas critério das próprias MAG, onde foi feito o registo da execução das habilidades
após a observação. No tratamento de dados foi utilizado o programa EZanalyse versão
3.0 para o Windows
As principais conclusões são: 1) Melhores resultados nas MAG para os alunos que
frequentaram o programa de AFD, em relação aos que não frequentaram; 2) Melhores
resultados nas MAG para os alunos que para além do programa de AFD também tiveram
aulas de EEFM, relativamente àqueles que apenas tiveram EEFM; 3) Melhores resultados
nas MAG para os alunos que participaram mais que dois anos no programa de AFD. ABSTRACT: The present study aims to analyse the results in fulfilling the Millennium
Apprenticeship subdomain Gymnastics (MAG), set for the discipline of Expression and
Physical Motor Education (EEFM), among students who participated in a curriculum
supplement for Physical Activity and Sports (AFD) and students who did not.
The sample consisted of 236 children in 4th grade five schools of the 1st cycle of
basic education of the municipalities of Lisbon and Oeiras, aged 9 to 12 years old. Of the
total sample, 120 are girls (50.8%) and 116 are males (4.2%), among which there was a
high percentage of students participating in extra-physical activity organized school as well
as achieving a high rate of physical activity leisure.
To measure and characterize the sample we used a Questionnaire Attitudes to
Physical Activity (AF) school of mixed structure and determination of compliance with the
MAG of the 1st CEB was used a gird with gymnastics skills discretion of own MAG, where
he was made registrations of the skills after observation. In the data processing program
was used EZanalyse version 3.0 for Windows.
The main conclusions are: 1) Better results for the MAG students who attended
the program AFD, than those who did not attend, 2) Best results for the MAG students in
addition o the AFD program also had lessons EEFM, for those who only had EEFM, 3)
Best results for the MAG students who participated in more than two years in the AFD
program. Orientador: Leonardo Rocha