Author(s):
Alves, Maria Luísa Peixe do Carmo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/2231
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DISLEXIA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; LEITURA; ESCRITA; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Description
RESUMO: Esta Intervenção - acção, pretende mostrar como se pode trabalhar com um aluno
com dificuldades de aprendizagens especificas, nomeadamente e segundo relatórios
psicológicos, “uma suposta dislexia”, usado um método de reeducação não muito utilizado
em contexto escolar. Esse método é normalmente usado em contexto de consulta
psicológica. O Método Fonomimico é um método com vários materiais que podem ser
usados com qualquer criança ou jovens com dificuldades de aprendizagem. Numa primeira
face da intervenção, foi feita uma pesquisa sobre educação inclusiva e a educação especial,
nomeadamente em Portugal Na face seguinte, tentou-se mostrar o que é a dislexia,
características e como se deve trabalhar com alunos que apresentem estas características.
Em seguida foi apresentada a escola, o meio, a turma e a aluna-alvo. Foi realizada uma
entrevista à professora da turma, com o objectivo de saber as suas expectativas em relação
à aluna, expectativas essas que foram muito baixas. A sociometria mostrou que a aluna -
alvo é bem aceite na turma, tendo em conta as suas dificuldades. Foram apresentadas
também as planificações, quais os objectivos específicos para que a aluna pudesse
apresentar evoluções ao nível da leitura, escrita e também na área espácio-temporal porque
estas são as áreas onde a aluna apresenta maiores dificuldades. E por último foram
apresentados os resultados desta intervenção, e concluiu-se que o método teve sucesso
nesta aluna, a sua evolução na leitura e na escrita foi significativa e assim o Método
Fonomimico, pode e deve ser usado em contexto escolar. ABSTRACT: This Intrevenção-action, to show how it can work with a student with specific learning
difficulties, including psychological reports and the second, "an alleged dyslexia", used a
method of rehabilitation not widely used in schools. This method is commonly used in the
context of psychological consultation.
Fonomimico the Method is a method with several materials that can be used with any
child or youth with learning difficulties.
A first side of the intervention was made a research on inclusive education and
special education, particularly in Portugal in the next face, tried to show what is dyslexia,
features and how to work with students who display these characteristics. Then was
presented the school, the middle class and the target student.
Interviews were held with the class teacher in order to know their expectations for
student, expectations that were too low. Sociometry showed that the target student is well
accepted in the class, taking into account their difficulties.
We also presented the schedules, the specific objectives for which the student could
produce changes in the reading, writing and also in the area espaçiotemporal because these
are the areas where the student presents greater difficulties.
Finally we presented the results of this intervention, and it was concluded that this
method was successful student, their progress in reading and writing was so significant and
the method Fonomimico can and should be used in schools. Orientador: Jorge Serrano