Author(s):
Borges, Luís Miguel Freire Machado
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1983
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; ENGENHARIA INFORMÁTICA; GESTÃO DO CONHECIMENTO; INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES; COMPUTER ENGINEERING; KNOWLEDGE MANAGEMENT; MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Description
RESUMO: O conhecimento existe desde sempre, mesmo num estado latente condicionado
algures e apenas à espera de um meio (de uma oportunidade) de se poder manifestar.
O conhecimento é duplamente um fenómeno da consciência: porque dela
procede num dado momento da sua vida e da sua história e porque só nela termina,
aperfeiçoando-a e enriquecendo-a. O conhecimento está assim em constante mudança.
À relativamente pouco tempo começou-se a falar de Gestão do Conhecimento
e na altura foi muito associada às Tecnologias da Informação, como meio de colectar,
processar e armazenar cada vez mais, maiores quantidades de informação.
As Tecnologias da Informação têm tido, desde alguns anos para cá, um papel
extremamente importante nas organizações, inicialmente foram adoptadas com o
propósito de automatizar os processos operacionais das organizações, que suportam as
suas actividades quotidianas e nestes últimos tempos as Tecnologias da Informação
dentro das organizações têm evoluído rapidamente.
Todo o conhecimento, mesmo até o menos relevante de uma determinada área
de negócio, é fundamental para apoiar o processo de tomada de decisão. As
organizações para atingirem melhores «performances» e conseguirem transcender as
metas a que se propuseram inicialmente, tendem a munir-se de mais e melhores
Sistemas de Informação, assim como, à utilização de várias metodologias e tecnologias
hoje em dia disponíveis. Por conseguinte, nestes últimos anos, muitas organizações têm
vindo a demonstrar uma necessidade crucial de integração de toda a sua informação, a
qual está dispersa pelos diversos departamentos constituintes. Para que os gestores de
topo (mas também para outros funcionários) possam ter disponível em tempo útil,
informação pertinente, verdadeira e fiável dos negócios da organização que eles
representam, precisam de ter acesso a bons Sistemas de Tecnologias de Informação.
Numa acção de poderem agir mais eficazmente e eficientemente nas tomadas de
decisão, por terem conseguido tirar por esses meios o máximo de proveito possível da
informação, e assim, apresentarem melhores níveis de sucesso organizacionais.
Também, os Sistemas de «Business Intelligence» e as Tecnologias da Informação a ele
associadas, utilizam os dados existentes nas organizações para disponibilizar
informação relevante para as tomadas de decisão.
Mas, para poderem alcançar esses níveis tão satisfatórios, as organizações
necessitam de recursos humanos, pois como podem elas serem competitivas sem
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trabalhadores qualificados. Assim, surge a necessidade das organizações em recrutar os
chamados hoje em dia “Trabalhadores do Conhecimento”, que são os indivíduos
habilitados para interpretar as informações dentro de um domínio específico. Eles
detectam problemas e identificam alternativas, com os seus conhecimentos e
discernimento, eles trabalham para solucionar esses problemas, ajudando
consideravelmente as organizações que representam. E, usando metodologias e
tecnologias da Engenharia do Conhecimento como a modelação, criarem e gerirem um
histórico de conhecimento, incluindo conhecimento tácito, sobre várias áreas de
negócios da organização, que podem estar explícitos em modelos abstractos, que
possam ser compreendidos e interpretados facilmente, por outros trabalhadores com
níveis de competência equivalentes. ABSTRACT: Knowledge has always existed, even in a latent state conditioning somewhere
and just waiting for a half (an opportunity) to be able to manifest.
Knowledge is doubly a phenomenon of consciousness: because proceeds itself
at one point in its life and its history and because solely itself ends, perfecting it and
enriching it. The knowledge is so in constant change.
In the relatively short time that it began to speak of Knowledge Management
and at that time was very associated with Information Technologies, as a means to
collect, process and store more and more, larger amounts of information.
Information Technologies has had, from a few years back, an extremely
important role in organizations, were initially adopted in order to automate the
operational processes of organizations, that support their daily activities and in recent
times Information Technologies within organizations has evolved rapidly.
All the knowledge, even to the least relevant to a particular business area, is
fundamental to support the process of decision making. The organizations to achieve
better performances and to transcend the goals that were initially propose, tend to
provide itself with more and better Information Systems, as well as, the use of various
methodologies and technologies available today. Consequently, in recent years, many
organizations have demonstrated a crucial need for integrating all their information,
which is dispersed by the diver constituents departments. For top managers (but also for
other employees) may have ready in time, pertinent, truthful and reliable information of
the organization they represent, need access to good Information Technology Systems.
In an action that they can act more effectively and efficiently in decision making, for
having managed to get through these means the maximum possible advantage of the
information, and so, present better levels of organizational success. Also, the systems of
Business Intelligence and Information Technologies its associated, use existing data on
organizations to provide relevant information for decision making.
But, in order to achieve these levels as satisfactory, organizations need human
resources, because how can they be competitive without skilled workers. Thus, arises
the need for organizations to recruit called today “Knowledge Workers”, they are the
individuals enable to interpret the information within a specific domain. They detect
problems and identify alternatives, with their knowledge and discernment they work to
solve these problems, helping considerably the organizations that represent. And, using
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methodologies and technologies of Knowledge Engineering as modeling, create and
manage a history of knowledge, including tacit knowledge, on various business areas of
the organization, that can be explicit in the abstract models, that can be understood and
interpreted easily, by other workers with equivalent levels of competence. Orientador: José Rogado; Co-orientador: Pedro Malta