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Direitos individuais e direitos de minorias : o Estado brasileiro e o desafio d...

Autor(es): Vilanova, Rita cv logo 1 ; Fenerich, Claudia cv logo 2 ; Russo, Kelly cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1857

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; INDÍGENAS; POLÍTICAS EDUCATIVAS; BRASIL; EDUCATION; INDIGENOUS; EDUCATIONAL POLICIES; BRAZIL


Descrição
Neste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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