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A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional : um...

Autor(es): Ferreira, Rosilda Arruda cv logo 1 ; Tenório, Robinson Moreira cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1775

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; INDICADORES DE GESTÃO; AVALIAÇÃO DO ENSINO; POLÍTICAS EDUCATIVAS; EDUCATION; KEY PERFORMANCE INDICATORS; EVALUATION OF TEACHING; EDUCATIONAL POLICIES


Descrição
Este artigo trata do processo de construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional e, mais especificamente, da avaliação de políticas e programas educacionais. O objetivo é promover uma discussão sobre duas questões articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos envolvidos no processo de construção de indicadores nas ciências sociais; e, num segundo, refletir sobre os limites e possibilidades da construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional com base nas abordagens teóricas mais recentes sobre qualidade em educação e sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos uma perspectiva epistemológica que busca focalizar a questão a partir da relação entre a definição de modelos de avaliação educacional e os problemas de validez que permeia o processo de construção do conhecimento, os obstáculos envolvidos na relação que estabelece entre o pesquisador social (no caso específico, o avaliador) e o conhecimento a ser produzido, bem como a questão do seu uso social e político que remete ao sentido atribuído para o termo qualidade em educação. Na conclusão o artigo apresenta uma proposição provisória de um conjunto de estratégias que podem ser considerados como norteadores para a construção de modelos de avaliação de políticas e programas educacionais e de indicadores de qualidade.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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