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Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da es...

Autor(es): Maria Teresa, Esteban cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1757

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DO ENSINO; EVALUATION OF TEACHING; EDUCATION


Descrição
O artigo discute as relações entre a consolidação de um sistema nacional de avaliação, baseado em exames estandardizados, e a produção de qualidade em uma escola pública marcada por tensões, conflitos, destituída de percepção e projeto únicos. Questiona a uniformização estimulada pelos padrões homogêneos de avaliação como procedimento capaz de reverter a produção do fracasso escolar. Os resultados da avaliação continuam expondo uma escola que fracassa e impõem a necessidade de se indagar o que é educação, quais são suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exigem profunda reflexão sobre o que está historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado à dinâmica pedagógica.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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