Author(s):
Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1695
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; SOBREDOTADOS
Description
A sobredotação é uma temática que desperta bastante curiosidade, uma vez que
inicialmente a pessoa sobredotada seria uma pessoa super inteligente em todas as áreas,
mas que na realidade e após vários estudos pude verificar que não é bem assim.
Uma vez que existe agora a inclusão de todas as crianças que eram consideradas
fora do “normal”, nas escolas, após o decerto - lei 3/2008 em que refere que se deve
“…promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da
qualidade do ensino. Um aspecto determinante dessa qualidade é a promoção de uma
escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e
jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educação flexível, pautado por uma
política global integrada, que permita responder à diversidade de características e
necessidades de todos os alunos que implicam a inclusão das crianças e jovens com
necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o
sucesso educativo de todos os alunos”.
Tendo em conta esta realidade, compete aos Professores, promover de forma
cooperativa juntamente com a restante comunidade educativa, o desenvolvimento
psicossocial e académico do aluno.
Neste contexto, será levado a cabo um estudo exploratório, descritivo, sobre a
percepção dos Professores do ensino regular relativamente à inclusão dos alunos
sobredotados neste tipo de ensino. Orientador : Paulo Sequeira