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Estratégias, actividades e recursos em Educação Especial para alunos disléxicos...

Author(s): Freire, João Paulo Leite Martins cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1657

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; DISLEXIA; INCLUSÃO ESCOLAR; DISGRAFIA; EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; DYSLEXIA; SCHOOL INCLUSION; DYSGRAPHIA


Description
A dislexia define-se como um transtorno ou distúrbio de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Uma vez que é genética e hereditária, se os pais ou outros parentes da criança tiver dislexia, quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico melhor para os pais, para a escola e para a própria criança. Os efeitos da dislexia agrupam-se em comportamentais e escolares; na primeira categoria incluem-se ansiedade, insegurança, atenção instável e ou desinteresse pelo estudo; quanto às manifestações escolares, são sobretudo percebidos o ritmo de leitura lento, a leitura parcial de palavras, a perda da linha que está a ser lida, confusões na ordem das letras, inversões ou palavras e mescla de sons ou incapacidades para ler fonologicamente. Os programas direccionados para as necessidades dos alunos com dislexia devem incluir o ensino directo de conceitos e capacidades linguísticas, o ensino multissensorial, o ensino sistemático e ambientes estruturados e consistentes. Participaram 605 docentes. Conclui-se que poucos os professores que possuem formação em Educação Especial e, mais especificamente, em dislexia. No entanto, são sensíveis a esta problemática, mostrando-se favoráveis à realização de uma formação para actualizarem conhecimentos e colmatar a falta de informação. Realizam, neste momento, adequações na avaliação dos alunos disléxicos. Orientador : Horácio Saraiva ; Co-Orientador : Jorge Serrano
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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