Author(s):
Pereira, Ana Beatriz Simões
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1610
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
Description
Este relatório é o resultado de um projecto de investigação – acção, desenvolvido no
contexto da sala de aula de uma escola do primeiro ciclo, que teve início em Fevereiro e
terminou em Junho de dois mil e dez. Tivemos como objecto substantivo actuar e reflectir
sobre o ambiente global dentro da sala de aula, as estratégias de diferenciação centradas no
currículo e as formas de cooperação entre professores. O relatório que se apresenta,
alicerçado na parceria entre professor do ensino regular de uma turma do 1º ano e a
professora de educação especial, teve como ponto de partida as necessidades educativas de
um aluno com Atraso Global de Desenvolvimento - AGD. Em termos de metodologia
utilizámos técnicas qualitativas de recolha de informação. Desenvolvemos pesquisa
documental, com consulta de documentos estruturantes da orientação pedagógica do
Agrupamento e do processo de um aluno, considerado com Necessidades Educativas
Especiais - NEE. Aplicámos dois testes sociométricos ao grupo/turma, fizemos duas
entrevistas formais e uma informal à professora titular de turma e duas observações
naturalistas à turma em período de aula. Para a caracterização inicial e avaliação da
evolução do aluno, relativamente às áreas de desenvolvimento, aplicámos a lista de
comportamentos Portage, no início e no fim da intervenção, e recolhemos informação
relevante junto da sua tutora. O tratamento dos dados permitiu-nos objectivar a situação
problemática ao nível das práticas de inclusão:
- as estratégias de apoio utilizadas na modalidade de Educação Especial que consistem em
retirar da classe por determinados períodos os alunos a atender;
- o clima de sala de aula, onde é utilizado o ensino tradicional, centrado no professor e no
método expositivo, que afasta das interacções e das aprendizagens, os alunos considerados
com Necessidades Educativas Especiais.
Este projecto de investigação – acção, através de uma dinâmica em espiral de planificação,
acção, avaliação, reflexão e acção, promoveu uma dinâmica de parceria entre o professor de
educação especial e o professor do ensino regular, a diferenciação pedagógica inclusiva na
sala de aula e aproximou as práticas da educação especial do terreno da inclusão, activando
as aprendizagens e as relações entre alunos. Orientadora: Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca