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A música ajuda-me ... um estudo sobre a importância da disciplina de educação m...

Autor(es): Ferreira, Ana Luísa Rodrigues Neves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1548

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PRÁTICAS EDUCATIVAS


Descrição
A presente dissertação apresenta uma análise das práticas inclusivas desenvolvidas num estabelecimento de ensino público, no concelho de Sintra. Inspira-se numa concepção que privilegia a mudança, a cooperação e a motivação face a actividades musicais activas e experimentais. Analisam-se, também, os aspectos científico-pedagógicos fundamentais para a viabilidade das práticas educacionais inclusivas realçando os aspectos afectivos, sociais e motivacionais como sendo factores fundamentais, tendentes ao sucesso escolar dos alunos em particular os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Neste trabalho de investigação-acção pretendo realçar ainda, a contribuição importante que a música pode prestar aos projectos interdisciplinares, num trabalho conjunto entre escola/meio e formação social e pessoal dos alunos. Nesta perspectiva, a disciplina de Educação Musical assume assim, um papel preponderante no desempenho escolar dos alunos enquanto meio difusor e impulsionador de uma troca de valores culturais e ambientais em torno da nossa sociedade. Este trabalho abriu perspectivas de estudo acerca de um assunto que tem sido pouco trabalhado, apesar de se saber que a música em contexto de interajuda contribui para o desenvolvimento global dos alunos em geral, quer ao nível de relações interpessoais quer a nível de motivação face às aprendizagens escolares. Orientador: Óscar Conceição de Sousa
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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