Autor(es):
Servo, Cidália José Andrade
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1546
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO ESCOLAR; DÉFICE COGNITIVO; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; SPECIAL EDUCATION; SCHOOL INCLUSION; COGNITIVE DEFICIT; COOPERATIVE LEARNING
Descrição
Este projecto de investigação-acção tinha como objectivo incluir dois alunos na sua
turma e no seu contexto escolar. Desta forma, procedeu-se a uma revisão bibliográfica sobre a
evolução da educação especial nos vários países, a evolução da educação especial em
Portugal, a educação inclusiva, as escolas inclusivas, a aprendizagem cooperativa, a
diferenciação pedagógica inclusiva, défice cognitivo e a articulação escola-família. A
intervenção centrou-se numa turma do primeiro ciclo de escolaridade nomeadamente, nos 3º e
o 4º anos, localizada no distrito de Portalegre. O projecto de investigação-acção implicou a
utilização de técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, nomeadamente, a pesquisa
documental, a entrevista, a observação naturalista e a sociometria, aplicados no início e no
final do projecto.
Após a aplicação das técnicas e instrumentos de pesquisa de dados caracterizou-se a
situação inicial e definiu-se como intervenção prioritária tornar a escola e a turma inclusiva
para todos os alunos de forma a responder às suas necessidades. Assim, elaborou-se uma
planificação da intervenção em parceria com a professora da turma, definiu-se as áreas de
intervenção, as competências a atingir, as actividades, as estratégias, a calendarização, os
recursos, os instrumentos de avaliação e os contextos de actuação. De seguida, procedeu-se à
execução da planificação sempre por projectos e /ou competências, avaliando e reflectindo de
forma sistemática a acção para uma melhor intervenção, sempre com o objectivo de
proporcionar uma educação inclusiva à turma.
No final, através de uma avaliação global da intervenção e das técnicas e instrumentos
de pesquisa de dados concluiu-se que o grande objectivo foi alcançado. Os alunos
considerados com NEE foram incluídos na sua turma, no contexto escolar e as famílias
colaboraram de forma activa. Orientador : Jorge Serrano