Autor(es):
Carneiro, Sofia Raquel Correia
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1487
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL
Descrição
A Educação é um dos elementos essenciais no processo de socialização de qualquer
indivíduo, tendo sempre em vista a sua plena integração. Por esse motivo, todos os cidadãos
devem ter acesso à Educação.
Tendo em conta a evolução da sociedade, o sistema educativo não podem estagnar, daí
a necessidade de fazer emergir novos paradigmas educativos, adequados às necessidades das
sociedades em que vivemos. Para isso é fundamental não esquecer as diversidades existentes
na sociedade. Por este motivo, a escola tem um papel difícil, uma vez que cada vez mais
encontrará uma população heterogénea, à qual terá de saber dar resposta. Esta realidade faz
com que a escola tenha de incluir alunos diferenciados, no que diz respeito às suas
motivações, projectos de vida, competências, meios sócio-culturais de origem e
desenvolvimento sócio-afectivo, este aspecto remete-nos para os princípios da Escola
Inclusiva. Este princípio apela, para uma escola que tenha em atenção a criança - todo, não só
a criança-aluno, e que por conseguinte, respeite três níveis de desenvolvimento essenciais –
académico, socioemocional e pessoal, – de forma a proporcionar-lhe uma educação
apropriada, orientada para a maximização do seu potencial. Este princípio apela, portanto,
para educação inclusiva, que pretende, de um modo geral, que todos os alunos, com as mais
diversas necessidades, possam aprender juntos, que seja dada a atenção necessária ao seu
desenvolvimento, e que se crie um ambiente de verdadeiro sentido de igualdade de
oportunidades. Por todos estes motivos, os inquiridos concordam com a inclusão das crianças
disléxicas no ensino regular, dando importância à socialização e ao contacto/interação entre
todos os pares, independentemente das suas limitações.
Face à inclusão de alunos com NEE é fundamental o papel dos pais e dos professores.
Incluir na sala de aulas alunos com dislexia é um desafio diferente para os docentes. Por este
motivo, a escola, pais e professores devem constituir um espaço mais adequado no qual,
alunos com dislexia deverão encontrar respostas face às suas necessidades.
A elaboração deste trabalho constitui um desafio, face às atitudes dos principais
intervenientes da educação. Sendo professores, em qualquer altura da nossa actividade
profissional podemos deparar-nos com uma criança com Necessidades Educativas Especiais
(NEE), no entanto, nem sempre conseguimos dar resposta. A Educação Especial tem em
conta o facto que alunos diferentes necessitam de necessidades educativas especiais
diferentes. Este trabalho de investigação visa perceber se a atitude dos pais e professores
influencia o desenvolvimento dos filhos e alunos, respectivamente. Para a recolha de
informação, aplicamos 60 questionários a pais e professores e tentamos que a população fosse
a mais diversificada possível. Mas antes da sua aplicação definitiva, realizamos um pré-teste a
15 inquiridos, para verificarmos se este continha alguma anomalia que pudesse ser detetada
antes da sua aplicação e assim poder efetuar a sua validade. Ambos os questionários
continham questões abertas e fechadas.
O trabalho iniciou-se com uma abordagem teórica sobre os aspetos que foram
analisados na segunda parte do mesmo. Sendo assim, nesta abordagem teórica podemos
encontrar algumas considerações sobre a Educação Especial, o funcionamento do cérebro na
leitura e na escrita, este capítulo é importante para melhor compreendermos como funciona o
cérebro na aprendizagem da leitura e da escrita. Seguidamente, foi abordado o tema da
dislexia, desde a sua perspetiva histórica até à avaliação das crianças disléxicas, entre outros
assuntos. O último capítulo fala sobre as componentes das atitudes, bem como a atitude que,
tanto pais como professores devem adoptar em caso de estarem perante crianças com dislexia.
Na segunda parte realizamos uma abordagem à metodologia que foi implementada no
decorrer do trabalho. Na realização deste trabalho foi desenvolvida uma metodologia de
investigação. Após este assunto passamos para a apresentação e análise dos dados obtidos
com a aplicação do inquérito por questionário.
Perante os resultados obtidos podemos concluir que tanto os professores como os pais
conhecem o conceito de dislexia e as principais dificuldades das crianças disléxicas, contudo
é de referir que os professores mencionaram que a maior dificuldade na dislexia é a escrita, o
que não é verdade. As dificuldades na escrita resultam da incapacidade da leitura. Depois de
analisadas as medidas e as ações que ambos os intervenientes na educação praticariam,
podemos concluir que estão corretas. Tanto os pais como os professores ao implementarem as
medidas que referiram estão a contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças. Neste
sentido, pais e professores assumem um papel fundamental na conquista de aprendizagens que
contribuam positivamente para o seu desenvolvimento, pois as suas atitudes podem afetar o
desenvolvimento da criança disléxica. Daí a importância de as crianças sentirem o apoio de
ambos as partes, isto contribui para o aumento da sua confiança. É de salientar que tanto os
professores como os pais estão de acordo ao considerar que a inteligência não é afetada nestas
crianças. Estas podem ser inteligentes, para isso necessitam de mais tempo para a assimilação
dos conhecimentos e de estratégias diversificas, nomeadamente, no seu momento de avaliação. A utilização de estratégicas com recursos a materiais estimulantes, contribuem para
o aumento da concentração e participação nas actividades de uma forma mais motivante.
Deste modo, pais e professores devem ter uma atitude activa face a estas crianças, pois
só assim os ajudam e contribuem para o seu sucesso global.
Ambos os participantes no estudo, têm um papel crucial no desenvolvimento
cognitivo, social e afectivo destas crianças. Deste modo, pais e professores devem ter uma
atitude activa, pois só desta forma os ajudam e contribuem para o seu sucesso no seu
desenvolvimento global. De acordo com este princípio, os pais devem estar atentos aos
progressos dos seus filhos, pois quanto mais cedo for diagnosticada a dislexia, mais cedo será
acompanhado, o que é uma mais-valia para a criança. Quando isso não se verifica, cabe aos
professores, como responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita estarem atentos às
dificuldades manifestadas pelas crianças, para assim o poder ajudar atempadamente.
É de salientar que estas crianças são tão capazes quanto as outras desde que, o
programa seja ajustado às suas necessidades. Orientador : Rafael Silva Pereira