Autor(es):
Ferreira, Dina Carla Viveiros
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1477
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Descrição
A ideia de uma sociedade inclusiva é fundamentada numa filosofia que
reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de
qualquer sociedade.
O marco histórico da inclusão deu-se em Junho de 1994, com a Declaração da
Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na Conferência Mundial Sobre
Necessidades Educativas Especiais: ―Acesso e Qualidade‖, assinado por 92 países, que
tem como princípio fundamental: "todos os alunos devem aprender juntos, sempre que
possível, independente das dificuldades e diferenças que apresentem".
Como tal, e com o passar dos anos, as escolas foram adaptando-se a uma nova
realidade, em que as crianças com NEE são inseridas nas escolas normais.
Assim sendo, este trabalho teve por objectivo analisar a realidade de uma escola
regular de primeiro ciclo, na qual começou a funcionar uma unidade de alunos com
NEE dando-se início à inclusão.
Tendo em conta importância da inclusão e o facto de ter considerado que o
trabalho efectuado anteriormente foi extremamente interessante por falar de um tema
tão actual como a ―inclusão‖, decidi que poderia aprofundá-lo para a defesa de tese de
Mestrado em Ciências de Educação de forma a poder comparar os dados obtidos no
primeiro estudo com os dados actuais aumentando a amostra e o tipo de inquéritos
tentando, desta forma, responder ao tema proposto para esta dissertação de mestrado, ou
seja, ―Verificar até que ponto a inclusão da unidade especializada na escola regular foi
ou não bem conseguida‖. Orientador : Horácio Pires Gonçalves Ferreira Saraiva