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Os textos da tradição oral portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino...

Autor(es): Nogueira, Carlos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1474

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO


Descrição
O estudo e a divulgação, em contexto escolar, dos textos da tradição oral portuguesa (e não só) pode contribuir decisivamente para a construção de um ambiente social e cultural mais pluralista, estimulante e democrático: quer porque promove um conhecimento organizado e esclarecido da língua portuguesa (desde logo na sempre actual questão da norma e dos desvios), quer porque favorece a liberdade de ser e pensar, o aprofundamento da educação para a cidadania e o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Partimos destes pressupostos, reconhecidos por todos os agentes ligados à educação e notados em textos programáticos oficiais, mas propomos uma revisão. Através de uma nova abordagem científica, pedagógica e didáctica, é possível dar mais visibilidade a esses conteúdos já há muito presentes nos curricula dos ensinos básico e secundário, mas ainda não explorados devidamente nas suas virtualidades comunicacionais, literárias e culturais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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