Detalhes do Documento

Ensino Profissional de Jovens : Um Percurso Escolar Diferente para a (Re)Constr...

Autor(es): Madeira, Maria Helena cv logo 1 ; Maria Helena Madeira cv logo 2

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1447

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL; COMPETÊNCIAS; INSUCESSO ESCOLAR; EDUCATION; SKILLS; SCHOOL FAILURE


Descrição
Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação. O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio. A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido, com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissão e com a experiência adquirida, permitindo a alguns alunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia