Author(s):
Santos, Edilene Araujo Dos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1368
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): AVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; HIGHER EDUCATION; EVALUATION; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Description
O presente trabalho dissertativo objetivou levantar e descrever os impactos causados
pela Avaliação Institucional do MEC no âmbito do currículo dos cursos superiores de
Licenciatura Plena, tomando-se como objeto empírico de verificação as Faculdades
Integradas de Patos – FIP. Em linhas gerais, o referido trabalho evidencia o histórico da
avaliação institucional brasileira, identificando os modelos avaliativos: PAIUB, ENC e
SINAES, levando-se em consideração as ideias conceituais de teóricos, como: Leite
(1997), Brito (2006), Buarque (2005), Dias Sobrinho (2000), Balzan (2005), Catani
(1997), Gadotti (2005), Trindade (1999), dentre outros. Apresenta a organização
curricular dos Cursos de Licenciatura Plena das Faculdades Integradas de Patos que são:
Geografia, História, Letras e Pedagogia, identificando cada curso a partir de sua matriz
curricular, destacando a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano
Pedagógico Institucional da IES. Por último, mostra os resultados da pesquisa de campo
que foi desenvolvida a partir da aplicação de questionários direcionados aos segmentos
dos Docentes, Coordenadores de Curso, Coordenações Acadêmicas e Membros da
Comissão Própria de Avaliação das FIP. Com base nos resultados da pesquisa de
campo, os Cursos de Licenciatura Plena das FIP nesta última década, sofrerem e vem
sofrendo os impactos das avaliações institucionais do MEC. Tais impactos configuramse
a partir de perspectivas mais positivas do que negativas, pois estes cursos desde que
começaram a participar do processo avaliativo do MEC, que se veem envolvidos em
processos de auto-avaliação, tanto interno como externo, apresentando melhorias
significativas. The present work aimed to verify and to describe the impacts caused by MEC’s
Institutional Evaluation in the ambit of the curriculum of the superior Teaching Degree
courses, using as empirical object of verification
Patos Integrated Faculties
–
FIP. In
general lines, this work highlights Brazillian ́s institutional evaluation historic,
identifying the evaluative models: PAIUB, ENC and SINAES, considering conceptual
ideas of theorists such as:
Leite
(1997), Brito (2006)
, Buarque (2005), Dias Sobrinho
(2000), Balzan (2005), Catani (1997), Gadotti (2005), Trindade (1999),
among others. It
presents the curricular organization of the Teaching Degree Courses of Patos Integrated
Faculties, which are: Geography, History, Arts a
nd Pedagogy, identifying each course
from its curricular matrix, especially Institutional development plan and Institutional
Pedagogic Plan. At last, it shows the results of field research developed with the
application of questionnaires directed to Teache
rs, Courses Coordinators, Academic
Coordinations and FIP’s Commission of Evaluation. Based in these results, Teaching
Degree Courses of FIP have been suffering the impacts of MEC’s Institutional
Evaluations in the last decade. Such impacts turn out into po
sitive perspectives, rather
than negative ones: since these courses have been under MEC’s evaluative process, they
have also initiated their own inside and outside evaluative processes, which resulted in
significant improvements Orientadora: Maria Emília da Trindade Prestes ; co-orientador:
António Neves Duarte Teodoro