Author(s):
Waltiach, Patricia de Fátima
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1242
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO
Description
A questão central que orientou esta investigação consistiu em averiguar se as palavras estáveis
(palavras de base, que servem de consulta para as crianças) podem subsidiar a construção da
língua escrita para alunos em processo de alfabetização. Esta pesquisa, de cunho qualitativo,
teve como ponto norteador o uso destas palavras na construção da língua escrita como
referência (ou não), para o aluno, no confronto de suas ideias com a realidade da escrita
convencional, procurando saber se há encaminhamentos metodológicos que podem ser
utilizados em contexto escolar para garantir a efectiva aprendizagem, tendo-as como suporte.
O referencial teórico esteve alicerçado em leituras aprofundadas sobre a temática em voga,
abordando aspectos que tratam de questões como aprendizagem e ensino, leitura e o processo
cognitivo, planificações das acções didácticas e avaliação como prática. Para tal, no processo
metodológico desta pesquisa obtivemos como universo um grupo de alunos de uma escola da
cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Seguem, portanto, as análises realizadas a partir de dados
colectados em observação, entrevistas e produções escritas destes alunos as quais foram
colectadas e a elas relacionados aspectos da literatura com este contexto educacional. Orientadora : Zita Ana Lago Rodrigues ; Co-orientador : José B. Duarte