Author(s):
Pereira, Isabel de Lurdes Sousa
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1229
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO
Description
A intervenção em crianças disléxicas nem sempre é fácil uma vez que, à partida,
serão crianças desmotivadas por insucessos repetidos, complexos de inferioridade, timidez,
baixa autoconfiança e auto-estima, com pouca capacidade de atenção e concentração. A
família, a escola e a sociedade em geral têm um papel decisivo, não deverão exigir nem
impor metas complicadas, adaptando sempre uma postura de compreensão da criança. A
criança disléxica aprende num ritmo diferente, como tal, precisa que a escola adeqúe as
suas práticas educativas tendo em conta as suas características e especificidades.
Pretende-se com este trabalho aprofundar conhecimentos sobre a temática da
dislexia e sua aplicação, dentro da sala de aula, na disciplina Educação Visual e
Tecnológica, numa turma do 2º Ciclo do Ensino Básico que inclui uma aluna considerada
disléxica.
Começámos por caracterizar a turma, a aluna e os contextos envolventes em que as
mesmas se inserem, seguidamente fez-se uma intervenção estruturada, a longo e curto
prazo, numa dinâmica de planificação, acção e reflexão, numa perspectiva de educação
inclusiva, com práticas educativas cooperativas e diferenciadas.
Ao longo das sessões de trabalho, a turma teve a oportunidade de se manifestar nas
assembleias de turma, na negociação das actividades, de trabalhar em pares, em grande e
pequeno grupo, criando desta forma um clima de inter-ajuda e de cooperação na sala de
aula, funcionando com as duas professoras da disciplina, partilhando momentos de
aprendizagem e socialização de saberes.
A aluna considerada disléxica passou a interagir na turma com os colegas, de forma positiva, e estes com ela. As suas dificuldades foram superadas com a ajuda dos colegas,
partilhando os seus saberes, dúvidas e experiências. Foi uma experiência positiva para o
grupo, para a aluna e para as professoras da turma. Orientadora : Isabel Sanches