Autor(es):
Paulo, Elisabete dos Santos
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1228
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; INCLUSÃO ESCOLAR; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; EDUCATION; SCHOOL INCLUSION; COOPERATIVE LEARNING
Descrição
Após uma análise do atendimento à diversidade, no sistema educacional, reportando para alguns fragmentos do passado, foi possível constatar a evolução positiva de mudança
paradigmática. As práticas de segregação são cada vez mais distantes, a escola da
discriminação deu lugar à escola da integração. Há quarenta anos atrás, vigorava o conceito
da homogeneização, actualmente, pretende-se o respeito pela diversidade, promovendo uma
educação inclusiva.
Da necessidade de procura de respostas adequadas, para a maximização do potencial
dos alunos, parte desta investigação incidiu em estudos teóricos de exploração das
características da síndrome de Gilles de la Tourette. Considerada de rara por diversos autores,
devido à pouca investigação existente neste domínio, era necessário desenvolver uma
intervenção adequada que respeitasse as necessidades de uma turma de oitavo ano de escolaridade. A dinâmica de investigação-acção, constituindo uma estratégia formativa,
permitiu o desenvolvimento de um trabalho rigoroso de avaliação, programação e
intervenção, em contexto educativo, através da criação de situações de aprendizagem, com
todos e para todos.
Considerou-se que na presença de um processo contínuo e em espiral, o enfoque deve
ser atribuído ao papel do aluno que, a partir de uma pedagogia activa, é munido com um rol
de competências que contribuirão para a sua autonomia e inserção futura na sociedade. Os
resultados indicam que há razões positivas para considerar abordagens variadas e adequadas no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, realça-se que diferentes contextos devem
ser responsabilizados – escolar, familiar e comunitário -, visto que só uma sociedade desperta
pode pugnar pelos direitos dos alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais. Orientador : Jorge Serrano