Autor(es):
Carvalho, Maria do Céu
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1209
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; COOPERATIVE LEARNING; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
A dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos. The dissertation focused on inclusive educational differentiation, specifically in a
group/
class with
different years of schooling, with different learning, and students wit
h
Special Educational Needs (SEN) and cognitive behavioral in nature, aimi
ng to provide an
alternative to the
problem.
The teachers hold class and special education cooperative, planned and implemented
this study, whose point of departure was to promote pe
rsonal and social development, based
on a book belonging to the National Reading Plan (NLP). Cooperative structures have been
developed to improve behavior and learning in all students and especially for pupils with
SEN.
In this process of observation and
reflection, the experience was conceptualized and
analyzed with the aim of contributing to the change.
Data analysis of individual work and group of students, where inferred more help,
autonomy, responsibility, involvement and interest, the activities allo
wed us to verify that the
targets were mostly achieved.
The present study indicates a decrease in behavioral conflict, contributing to a
climate of mutual encompassing all students, where knowledge sharing assisted for improving
the learning of all. Orientador : Odete Emygdio da Silva
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.