Author(s):
Andrade, Karen Fernandes
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1138
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; STRESS; PROFESSORES; DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR; BRASIL; EDUCATION; TEACHERS; TEMPOROMANDIBULAR JOINT DISORDER; BRAZIL
Description
RESUMO: O trabalho docente exige dedicação em sala de aula e fora dela, pois o professor vê-se na
missão de educador, formador de opiniões e de futuros profissionais no mercado de trabalho.
Uma das patologias que pode ocorrer devido ao estresse gerado pela docência é o
desenvolvimento de Desordens Temporomandibulares, que acarretará cefaleias, dores
musculares na região cervical e facial e alterações posturais. Tivemos a pretensão de
conduzir nossas reflexões sobre o estresse do docente para procurar responder às nossas
inquietações. Para isso, formulamos o seguinte questionamento: qual a incidência e a relação
entre o estresse e o desenvolvimento de Desordens Temporomandibulares no docente de
nível superior? O objetivo geral desta investigação foi descrever e analisar a relação entre o
estresse e a incidência de Desordem Temporomandibular (DTM) em docentes de nível
superior da cidade de Palmas – Tocantins – Brasil. Para contemplar o objetivo geral,
buscamos verificar a presença ou não de estresse e os principais sintomas de estresse nos
docentes de Ensino Superior, identificando a fase do estresse em que os professores se
encontravam e verificar a presença ou não de DTM e seus graus. Procuramos, ainda, avaliar
a relação entre sexo e presença de estresse, estado civil e presença de estresse, o tempo de
docência e a presença de estresse e a relação entre a carga horária em sala de aula e a carga
horária total de trabalho e a presença de estresse, entre sexo e presença de DTM, estado civil
e presença de DTM, o tempo de docência e a presença de DTM e a relação entre a carga
horária em sala de aula e carga horária total de trabalho e a presença de DTM. A
metodologia utilizada, para a realização deste trabalho, foi de caráter exploratório e
descritivo com uma abordagem quantitativa dos dados obtidos. A pesquisa caracterizou-se
num estudo de campo, fundamentada em um instrumento denominado “Inventário de
Sintomas de Stress Lipp – ISSL” da autora Marilda Lipp (2005), versão para adulto, ao qual
acrescentamos dados sociodemográficos (estado civil, tempo de docência, carga horária de
sala de aula e de trabalho total). Recorremos, ainda, ao Questionário Índice de Helkimo para
identificar a ocorrência de DTMs. A coleta dos dados foi realizada a partir de uma amostra
de duzentos e trinta e três (233) docentes de Ensino Superior, com idade entre 23 e 74 anos.
Com base na análise realizada, os resultados revelaram que a presença de sintomas de
estresse se encontra em 106 (45,49%) docentes, com predomínio da fase de resistência.
Verificamos que 127 (54,5%) docentes não apresentam estresse. A sintomatologia
predominante são sintomas psicológicos. Vimos que o tempo de docência e a jornada de
trabalho não contribuem como um valor preditivo da presença de estresse, bem como o
estado civil, e verificamos que o sexo feminino apresentou mais sintomas de estresse. Ao
analisarmos a presença ou não de DTM, vimos que os docentes apresentam sintomas de
DTM em sua maioria, encontrada em 187 docentes (80,25%), com predomínio do grau de
DTM leve. Vimos que o tempo de docência e a jornada de trabalho não contribuem como
um valor significativo para a presença de DTM, mas que o sexo feminino apresentou mais
sintomas de DTM, bem como os casados. Buscando responder ao problema norteador desta
6
investigação, vimos que, mesmo nos docentes sem presença de estresse, havia sintomas de
DTM. Esses dados indicam que a profissão docente pode causar sobrecargas e gerar a DTM.
Diante dessa amostra de docentes pesquisados, concluímos que os dados aqui apresentados
sugerem uma ampliação do estudo. Considerando a relevância do papel desempenhado pelos
docentes das Instituições de Ensino Superior na formação dos acadêmicos e em sua efetiva
transformação em futuros profissionais, nossa contribuição para o conhecimento do processo
de estresse e os graus de DTM na atividade docente proporcionará oportunidade aos
profissionais das diversas áreas do conhecimento e, principalmente, aos docentes para
despertarem para a elaboração de programas de combate, controle e prevenção do estresse e
do desenvolvimento de DTMs, resultando, dessa forma, na conquista de uma vida mais
saudável, tanto na área física quanto na área psicológica. ABSTRACT: Abstract
The teacher’s job requires dedication in and out of the classroom for a teacher is in a
education mission, he/she is an opinion maker and responsible for future professionals in the
market. One of the pathologies that may take place due to the stress caused by this job is the
Temporomandibular Joint Disorder (TMD) that will trigger cephaleas, muscle pain in the
cervical and facial area and posture changes. The purpose of this paper is to conduct
reflections about teachers’ stress trying to answer the following question: What is the
incidence rate and correlation between stress and the occurrence of Temporomandibular
Joint Disorder (DTM) in teachers of institutions of higher learning in the city of Palmas –
Tocantis – Brazil. To fulfill the general purpose we tried to verify the presence or not of
stress and the principal symptoms in teachers in universities and colleges, identifying the
levels of stress that they were, and verifying the presence or not of TMD and its levels. We
tried to evaluate the correlation between gender and the occurrence of stress, marital status
and the presence of stress, career time and the presence of stress, and time working in
classroom and the total time of work and the presence of stress. The methodology used to
perform this was an exploratory and descriptive study with a quantitative approach of the
data gathered. The research was characterized by a field study, fundamented by a tool called
“Lipp Stress Symptom Inventory – ISSL” from the author Marilda Lipp (2005), adult
version, which we also added social-demographic data (marital status, time teaching, hours
working in the classroom, and total time of work). We also used the Helkimo Index
Questionnaire to identify the occurrence of TMD’s. The data was collected from a sample of
two hundred three (233) teachers of universities and colleges between 23 to 74 years of age.
Based on the analysis performed, the results showed the presence of stress among 106
(45.49%) of the teachers, with the predominance of the resistance level. We observed that
some 127 teachers (54.5%) did not show stress. The predominant symptomology were
psychological ones. We observed that time of experience and the schedule do not influence
as a predictive value for the stress presence, neither does the marital status and we also
observed that the female gender showed more stress symptoms. When we analyzed the
presence or not of TMD, we observed that most of the teachers showed symptoms of TMD,
some 187 teachers (80.25%), with the predominance of first level TMD. We observed that
the time as teacher and the schedule do not influence with an important value for the TMD
presence, however the feminine gender as well as married teachers showed more symptoms
of TMD. Trying to answer the most important issue of this study, we saw that even without
the occurrence of stress the TMD was present showing that the profession can cause
overwork and consequently TMD. With this sample of teachers studied we conclude that the
found data suggest a wider research. Considering the role performed by teachers of
universities and colleges in the development of students and future professionals, our
contribution for the understanding of the stress development and TMD levels in the teaching
activity will enable the opportunity for professionals of different areas of knowledge, and
8
principally for teachers, to awaken to the need to develop programs to fight, control, and
prevent stress and the development of TMD, therefore resulting in a healthier life, both a
physical as well as a psychological one. Orientador: Óscar Conceição Sousa