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Aquisição e Desenvolvimento de Atitudes Face à Saúde na Infância e Adolescência

Autor(es): V., Viana cv logo 1 ; M. J., Guimarães cv logo 2 ; M. C., Teixeira cv logo 3 ; M. C., Barbosa cv logo 4

Data: 2014

Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Assunto(s): Atitudes face à saúde; educação para a saúde; desenvolvimento; prevenção


Descrição
Neste trabalho de revisão bibliográfica, os autores procuram descrever alguns aspectos determinantes do desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens.Neste dominío sobressaem dois pontos de vista. O primeiro, em que o referente teórico é o da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Neste, os estádios de desenvolvimento e as estruturas cognitivas características contribuem para a construção de patamares em que se alicerçam atitudes face à saúde, típicas de cada fase.O segundo ponto de vista inclui os que recorrem aos elementos obtidos através da investigação de campo. Onde as influências de factores como a família e as suas atitudes, os pares, a escola e os mass-media se integram e contribuem para a aprendizagem e socialização de atitudes e comportamentos face à saúde.As duas perspectivas, complementares entre si, devem ser usadas na definição de estratégias de ensino de atitudes e comportamentos protectores da saúde.Estratégias essas a ser implementadas nas crianças e jovens, desde as idades pré-escolares, e nas suas famílias, envolvendo o sistema educativo e os mass-media.
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