Detalhes do Documento

Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de...

Autor(es): Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de; Universidade Federal de São Carlos cv logo 1

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Formação de professores; Narrativas de formação; Estágio supervisionado.


Descrição
Neste trabalho analisamos as narrativas escritas de alunos do curso de Pedagogia sobre suas aprendizagens e experiências escolares com a matemática na trajetória enquanto estudante e como isso é retomado no momento de preparar e desenvolver atividades de regência de classes dessa disciplina para crianças (de 6 a 10 anos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio da Docência. Os resultados apontam que quando aparecem falas sobre as experiências com a matemática, no período vivido enquanto estudante o conteúdo versa sobre os sofrimentos vividos nas aulas ou na realização de exercícios e/ou provas ou, em menor número, sobre as lembranças felizes, uma aula, assunto ou um professor marcante. No momento do estágio retomam essas vivências, o que os leva, em muitos casos, a procurar fazer de forma diferente de seus professores. Procuram contextualizar o ensino por meio de referências ao cotidiano das crianças. Demonstram preocupação com o lúdico em oposição às aulas cansativas que trazem na memória e com o uso de materiais manipulativos em oposição ao ensino centrado nas conceituações. Por vezes repetem os modelos que tiveram e se dão conta disso. Ao narrar essas experiências, confrontando suas escolhas quando se colocam no papel de professores em um processo construção e de tomada de consciência de seus saberes, os futuros professores assumem uma postura de autonomia frente ao próprio processo formativo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia