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Promover a aprendizagem, transformar o ensino: O contributo do projecto "Invest...

Autor(es): Leal, Susana Mira; Universidade dos Açores cv logo 1 ; Machado, Odília; Escola Básica Integrada da Praia da Vitória cv logo 2 ; Monteiro, Mónica; Escola Básica Integrada da Praia da Vitória cv logo 3 ; Rebelo, Filomena; Escola Básica Integrada Roberto Ivens cv logo 4

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Investigação-acção; Profissionalidade docente; Currículo; Relevância curricular; Aprendizagem significativa.


Descrição
Este artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos projectos de investigação-acção na promoção de professores reflexivos, capazes de perspectivar criticamente as suas práticas e contextos específicos no sentido da sua transformação, tendo em vista a promoção da qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares dos alunos, particularmente daqueles que registam uma menor afinidade e interesse pela escola e pelas experiências e aprendizagens que aquela lhes proporciona. Ao longo do texto são apresentadas algumas estratégias com potencial no âmbito da promoção da relevância curricular e da significatividade da aprendizagem, decorrentes das acções de experimentação desenvolvidas por quatro dos docentes do Ensino Básico que integram a equipa do projecto ICR. As estratégias descritas (narrativas; trabalho de projecto e resolução de problemas) foram implementadas ao longo do ano lectivo de 2009/2010 em 4 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a sua selecção decorreu da observação de manifestações de desinteresse de alguns alunos relativamente à escola e/ou a determinada disciplina em particular, de entrevistas realizadas àqueles alunos e de dados colhidos nos respectivos processos individuais relativamente ao seu percurso escolar, contexto sócio-familiar, interesses e ocupações extra-escolares.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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