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A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e contin...

Author(s): Guimarães, Célia Maria; UNESP/BRASIL cv logo 1 ; Lopes, Claudia Cristina Garcia Piffer; UNESP/BRASIL cv logo 2 ; Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz; UNESP/BRASIL cv logo 3 ; Sábio, Silvia Castilho; UNESP/BRASIL cv logo 4 ; Rodrigues, Silvia Adriana; UNESP/BRASIL cv logo 5 ; Toninato, Tatiane Dalpério; UNESP/BRASIL cv logo 6

Date: 2012

Origin: Interacções

Subject(s): Estado da arte; Professor de crianças pequenas; Práticas de formação; Educação infantil.


Description
O presente texto versa sobre pesquisa realizada entre agosto/2006 e novembro/2007 pelos alunos matriculados na disciplina “Praticas de formação do profissional de educação infantil” do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP. Trata-se de estado da arte da pesquisa sobre práticas de formação inicial e continuada em serviço de professores para educação infantil no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 até 2006. O objetivo geral eleito foi dar visibilidade à produção brasileira sobre formação do professor de crianças pequenas e, sobretudo, analisar quais aspectos as pesquisas têm enfatizado relativamente a formação de professores. Assim, os objetivos específicos foram analisar as seguintes categorias: aspectos da formação docente e práticas formativas; papel do professor da educação infantil; aspectos, saberes e experiências necessários ao professor de crianças pequenas; a concepção de criança; função/finalidade social da educação infantil; concepção de educação infantil. A metodologia consistiu em mapeamento bibliográfico e seleção de trabalhos apresentados durante as reuniões da ANPED[1] e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de educação (Qualis A). A etapa de leituras e análises resultou na seleção de 17 trabalhos e na elaboração das 6 categorias de análise citadas. É possível apontar que o número de pesquisas no período (17) revela que a LDB/96 não impulsionou, como pressupúnhamos, as pesquisas relacionadas às práticas de formação do professor de crianças pequenas. Contudo, influenciou de modo particular os autores das pesquisas a respeito da visão de criança e da função da educação infantil. [1] Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Document Type Article
Language Portuguese
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