Detalhes do Documento

What do managers do? Managing shopping centres

Autor(es): Cruz, Sofia Alexandra cv logo 1

Data: 2014

Origem: Sociologia, Problemas e Práticas


Descrição
Scientists have spent a lot of time looking at professional managerial activities.However, so far not much is known about its nature in specific organisational contexts. This articleoffers an analysis of the activity of managing shopping centres. The author uses semi-directedinterviews of managers to argue that their work is configured in a process and as a product ofinteraction with the mall’s organisational culture. The latter is said to mobilise managers byinstilling a spirit of adherence in action, which they in turn spread to the other organisationalactors in such a way as to achieve the desired commercial and financial results. La actividad profesional de gestión ha merecido una atención científica considerable. Sin embargo, se sabe todavía poco sobre la naturaleza de esta actividad en contextos organizacionales particulares. Este artículo propone, así, un ejercicio analítico sobre la naturaleza de la actividad de gestión de centros comerciales. A partir de entrevistas semi-directivas con gestores, se argumenta que la configuración de su actividad de trabajo es proceso y producto de la interacción con la cultura organizacional del centro comercial. Esta los moviliza subjetivamente mediante un espíritu de adhesión inscrito en la acción, que a su vez diseminan por los actores restantes organizacionales en el sentido de cumplir los resultados comerciales y financieros esperados. L’activité professionnelle de la gestion suscite une attention scientifique considérable. Cependant, on sait  encore peu de chose sur la nature de cette activité dans les contextes organisationnels particuliers. Cet article propose un exercice analytique sur la nature de la gestion des centres commerciaux. À partir d’entretiens semi-dirigés auprès de gestionnaires, l’article soutient que la configuration de leur activité professionnelle est un processus et un produit de l’interaction avec la culture organisationnelle du centre commercial. Celle-ci les mobilise subjectivement par le biais d’un esprit d’adhésion inscrit dans l’action, qu’ils répandent à leur tour auprès des autres acteurs de l’organisation afin d’atteindre les résultats commerciaux et financiers espérés. A atividade profissional da gestão tem merecido uma atenção científica considerável.Porém, sabe-se ainda pouco sobre a natureza desta atividade em contextos organizacionaisparticulares. Este artigo propõe, assim, um exercício analítico sobre a natureza da atividadegestionária de centros comerciais. A partir de entrevistas semidiretivas com gestores,argumenta-se que a configuração da sua atividade de trabalho é processo e produto da interaçãocom a cultura organizacional do centro comercial. Esta mobiliza-os subjetivamente mediante umespírito de adesão inscrito na ação que, por sua vez, disseminam pelos restantes atoresorganizacionais, no sentido de cumprir os resultados comerciais e financeiros esperados.
Tipo de Documento Artigo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia