Detalhes do Documento

A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores


Descrição
Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professora-reflexiva para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas, visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da pesquisa.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia