Detalhes do Documento

Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-int...

Autor(es): Rodrigues, Marilce da Costa Campos; Bolsista do Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior/PDSE/Capes e doutoranda do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora da Rede Municipal de Cuiabá e Várzea Grande-MT/Brasil. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 1 ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; Docente do PPGE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Líder do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 2 ; Machado, Daniela Dotto; Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Educação Musical/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, doutoranda do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 3 ; Santos, Jane Borges de Oliveira; Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Departamento de Artes e Comunicação. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 4 ; Onofre, Márcia Regina; Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 5 ; Monteiro, Maria Iolanda; Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 6 ; Santos, Terence Peixoto dos; Mestrando do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores cv logo 7

Data: 2014

Origem: Interacções

Assunto(s): Indicadores educacionais; Formação docente; Educação a distância.


Descrição
Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia