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Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre ...

Autor(es): Guimarães, Mesquita; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém cv logo 1 ; Sobral, Francisco Cruz; Colégio de Santa Maria – Lisboa cv logo 2 ; Menezes, Isabel; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto cv logo 3

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Desenvolvimento pessoal e social; Desenvolvimento espiritual; Kentenich; Escola; Educação Integral; Currículo.


Descrição
Nas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no desenvolvimento dos adolescentes. O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos. Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de uma escola kentenichiana. Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos. As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada, nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos culturais e educativos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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