Detalhes do Documento

O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no...

Autor(es): Fonseca, Eduardo Nuno; Escola Secundária Aristides de Sousa Mendes cv logo 1

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Doutrinamento; Educação Pública; Estado Novo; Critérios Impeditivos.


Descrição
O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia