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Projeto político-pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidades

Autor(es): Azevedo, Maria Antonia Ramos de; UNESP – Rio Claro cv logo 1 ; Andrade, Maria de Fátima Ramos de; Universidade Municipal de São Caetano do Sul cv logo 2

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Formação de professores; Profissionais da Educação; Equipe Gestora


Descrição
Como professoras e formadoras há mais de 20 anos em todos os níveis de ensino  e atuando como orientadoras e coordenadoras pedagógicas na educação básica e ensino superior  temos  percebido a necessidade do estudo mais aprofundado daquilo que consideramos ser o documento norteador da prática pedagógica dos professores: Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esse documento, muitas vezes, acaba sendo mal interpretado, construído e implementado gerando graves problemas no contexto escolar e universitário. Assim, este artigo tem a intenção de propiciar subsídios teórico-práticos aos professores e equipe gestora  para resgatar esse documento tornando verdadeiramente vivo na escola sendo incorporado ao planejamento escolar e aos planos de meta de cada instituição. Concluímos a partir desse estudo que há “momentos e tempos” fundamentais a serem vivenciados pela comunidade escolar para que esse documento seja criado, alimentado e re-alimentado. A construção e implementação do PPP precisam ser enfrentadas coletivamente, pois estes obstáculos fazem parte da dinâmica e da realidade da escola. A construção do PPP não deve ocorrer apenas pelas mãos da equipe gestora, mas sim, essa equipe tem o desafio de promover a construção, implementação e avaliação deste projeto junto a comunidade de forma permanente e democrática.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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