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A cidadania e a (des)identificação dos cidadãos com a justiça – um contributo d...

Autor(es): Sacau, Ana; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa cv logo 1 ; de Castro-Rodrigues, Andreia; Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa cv logo 2

Data: 2012

Origem: Revista Antropológicas

Assunto(s): sistema de justiça; psicologia; participação cidadã; sistema de justiça; psicologia; participação cidadã; judicial system; psychology; citizens’ participation; judicial system; psychology; citizens’ participation


Descrição
Neste artigo reflecte-se sobre o papel do conhecimento que deriva e se fundamenta na investigação científica no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente e implicada. Utilizando como fio condutor uma breve resenha histórica da consolidação da escola da psicologia da justiça e apelando a algum do seu corpo teórico, concretamente acerca da tomada de decisões judiciais, pretende-se uma reflexão sobre a perniciosidade de uma visão distorcida e desinvestida (ou erradamente investida) dos cidadãos relativamente aos dispositivos de justiça. Neste artigo reflecte-se sobre o papel do conhecimento que deriva e se fundamenta na investigação científica no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente e implicada. Utilizando como fio condutor uma breve resenha histórica da consolidação da escola da psicologia da justiça e apelando a algum do seu corpo teórico, concretamente acerca da tomada de decisões judiciais, pretende-se uma reflexão sobre a perniciosidade de uma visão distorcida e desinvestida (ou erradamente investida) dos cidadãos relativamente aos dispositivos de justiça. This article focuses on the role of knowledge based on scientific research in developing citizens’ awareness and involvement. By addressing a brief history of the consolidation of psychology of justice and some of its theoretical framework, specifically about the judicial decision-making, we intend to discuss the perniciousness of a distorted and disinvested (or wrongly invested) perspective of citizens towards justice. This article focuses on the role of knowledge based on scientific research in developing citizens’ awareness and involvement. By addressing a brief history of the consolidation of psychology of justice and some of its theoretical framework, specifically about the judicial decision-making, we intend to discuss the perniciousness of a distorted and disinvested (or wrongly invested) perspective of citizens towards justice.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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