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Curso de Gestão Hoteleira: Que desafios no contexto da reforma do Ensino Superi...

Autor(es): Henriques, Cláudia; ESGHT, Universidade do Algarve cv logo 1

Data: 2005

Origem: Tourism & Management Studies

Assunto(s): Tourism, Hotel Mangement; Tourism, Hotel Management, Upper Education, Qualifications, Competences, Curriculum; Turismo, Gestão Hoteleira; Turismo, Gestão Hoteleira, Ensino Superior, Formação, Competências, Perfis, Currículo


Descrição
The importance of the tourism and its industry in the national economy leads us to put in perspective the present reform of the higher education system as decisive for the restructuring of the courses that can directly influence the national, regional and local development.As a consequence, the articulation between go-vernment, educational institutions and the touristic industry is essential to reduce to a minimum the potential phase displacement between training offer of the educational institutions and the needs of the enterprises. So, the decision about the competencies to be supplied is determinant.As far as the hotel industry and the hospitality management courses are concerned, this article aims at arising a set of questions and at the limiting the competencies that the manager of this type of enterprises should acquire at the present time so that they may be included in the curricular plans of the above mentioned courses. Accordingly, this article presents a set of perspectives proposed by different authors, intended to propitiate the debate. A importância do turismo e da sua indústria na economia nacional leva a perspectivar a actual reforma do sistema de ensino superior como decisiva para a reestruturação de cursos que podem directamente influir no desenvolvimento nacional, regional e local. Por isso, a articulação entre governo, instituições de ensino e indústria turística é fundamental para reduzir ao mínimo potenciais desfazamentos entre a oferta formativa das instituições de ensino e as necessidades das empresas. Assim, a determinação das competências a ministrar, seguidas da delimitação de programas curriculares, deve estabelecer--se no contexto de abertura de uma área de reflexão conjunta a nível do ensino superior sobre o novo paradigma educacional, visando promover a qualidade, a empregabilidade e a cidadania.No que respeita à indústria hoteleira e aos cursos de gestão hoteleira, este artigo tenta problematizar e delimitar quais as competências que o gestor deste tipo de empresas necessita na actualidade, de modo a que estas sejam ministradas nos planos curriculares dos ditos cursos. Simultaneamente, o artigo apresenta um conjunto de perspectivas, protagonizadas por diferentes autores, com o intento de propiciar o debate.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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