Autor(es):
Perna, Fernando P. Antunes; ESGHT/Universidade do Algarve
; Candeias, Luís Manuel Marques
Data: 2013
Origem: Tourism & Management Studies
Assunto(s): ; Golf, Algarve, Crisis, Strategy, Human Resources; Golfe, Algarve, Crise, Estratégia, Recursos Humanos
Descrição
A atual crise económica e financeira colocou os campos de golfe do Algarve numa situação sem precedente: descida generalizada de receitas (green fees, F&B, …) e acréscimo generalizado de custos (energia, IVA, …). Deste modo, a presente investigação assume como objetivo central a identificação e análise das atuais opções estratégicas dos campos de golfe do barlavento do Algarve. Conclui-se que os novos modelos organizacionais e de competitividade do golfe no Algarve devem evidenciar o value for money, aprofundar a formação dos recursos humanos, reestruturar custos e prestar atenção à margem de crescimento que o mercado doméstico pode representar. Considera-se que quaisquer medidas que cada campo tome nestes domínios, se tomadas de forma isolada, estão condenadas a um sucesso de curto-prazo, pois num quadro macro de restrições acrescidas só a cooperação entre campos suportará a dimensão, eficiência e competitividade do produto. The current economic and financial crisis puts the golf courses in the Algarve in an unprecedented situation: general decline in revenues (green fees, F&B, …) and general increase in costs (energy, VAT, …). Thus, this research takes in its central objective the identification and study of the current strategy options of the golf courses in the Western Algarve. We may conclude that the new organizational and competitive models of golf in the Algarve must point out the “value of money”, intensify the training of human resources, restructure costs and pay attention to the growing margin the domestic market may represent. It is considered that any measures taken by each course in these fields, if singly taken, are doomed to a short-term success, because in a macro framework of increased restrictions only cooperation between the golf courses will bear the dimension, efficiency and competitiveness of the product.